top of page

Uso do dicionário jurídico

  • Foto do escritor: Direito Pra Burro
    Direito Pra Burro
  • 20 de mai. de 2018
  • 1 min de leitura

O que é defeso, facultado, codicilo, ex nunc etc?

Você, estudante de direito, com certeza já perdeu muito tempo procurando o significado de um termo jurídico e acabou encontrando apenas textos gigantescos e conceito que é bom, nada.

Uma dica valiosa para quem quer uma luz sobre determinado termo, é o uso do dicionário jurídico. Ele nos ajuda a nortear uma definição, entender um termo, a lembrar o significado etc. Sendo muito eficaz na hora de estudar.

O Dicionário Jurídico também apresenta uma lista imensa de abreviaturas. Que ajuda naquela hora em que se esquece o significado ou que não se sabe abreviar um termo corretamente. Como exemplo: CC que é Código Civil e não conta-corrente, como um colega meu já disse.


Existem dicionários na forma de livros, aplicativos para celular, sites de internet, todos eles te ajudarão bastante.

Dica: quando não se sabe o termo que o professor está falando, anote e depois pesquise o significado no dicionário, Obs: tem certos termos que são obrigatórios o conhecimento.

Apresento uma pequena lista de termos essenciais para o estudante de direito, sua vida será muito mais fácil se souber o que eles significam. Então descubra os significados de:

Ementa; Vide; Bis in idem; Carga; Dilação; Delação; Foro; Instância; Jurisdição; Jurisprudência; Mora; Jus postulandi (latim); Lide; Liminar; Liquidação; Mandado; Mandato; Citação; Intimação; Rito; Honorário etc.


Obs: alguns termos só fazem sentido quando sabemos seus antônimos como:

a quo; ad quem; ex tunc; ex nunc; defeso; facultado etc.


Bom ao chegar no nono período ainda não vi nenhum professor me dar essa dica de estudo. Usem essa ferramenta pois esses conceitos temos que saber na ponta da língua.

Comments


© 2018 por BR. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page